Chillers e Bombas de Calor Ar/Água

A Galletti através do seu distribuidor oficial SOSclima, disponibiliza para o mercado Português unidades do tipo Ar/Água, na versão só arrefecimento ou na versão reversível (Bomba de Calor) para uma gama de potência de 8 a 29 KW de potência frigorífica, na gama Inverter, modelos MPI DC e de 9 KW a 39 KW na gama não inverter, modelos MCE, ambas com Certificação EUROVENT.

Assim, estas duas gamas de pequenos chillers e bombas de calor estão especialmente concebidas para pequenas e médias instalações de climatização de habitações, escritórios e pequenos estabelecimentos comerciais, devido à sua robustez, fiabilidade, eficiência e ao seu baixo nível de ruído.

A Galletti projectou e fabrica estas unidades com extremo cuidado, recorrendo a componentes de qualidade comprovada e certificada. A sua estrutura metálica fabricada em chapa galvanizada com tratamento anticorrosivo e pintura em estufa (RAL 9002) apresenta uma aparência agradável e robusta. O compartimento do compressor é totalmente isolado e pode ser acedido por três lado, graças à facilidade em se remover os painéis o que simplifica muito as inspecções ou intervenções de manutenção.

Na mesma estrutura metálica está inserido o quadro eléctrico de potência, comando e controlo, electrificado em conformidade com as Directivas CEE 73/23 e 89/336 relativa à compatibilidade electromagnética.

Os seus ventiladores de velocidade variável e os seus compressores do tipo Scroll ou do tipo Twin Rotary (dependendo dos modelos) contribuem de forma decisiva para o baixo nível de ruido destas unidades e para os seus baixos custos de exploração.

Estas unidades têm a possibilidade de serem fornecidas com Kit hidrónico, incorporado, constituído por electrobomba de circulação (corpo e rotor em aço inoxidável), vaso de expansão, válvula de segurança manómetros e filtros de água (consultar manual técnico).

A Gama Inverter (MPI DC) faz uma modulação contínua de capacidade, entre os 30% e os 100% da sua capacidade nominal e, no caso dos modelos reversíveis, podem produzir água quente até 58ºC.

Esta modulação da capacidade permite que a unidade funcione, mesmo em sistemas de baixo teor de água, sem utilização de grandes depósitos de inércia.

Devido ao seu controlo PID a unidade pode manter-se em funcionamento, por antecipação das condições de temperatura do ar exterior e da temperatura da água produzida, ajustando automaticamente a válvula de expansão electrónica, a velocidade do compressor e a velocidade do ventilador, mantendo-se em funcionamento mesmo em condições adversas.

Quaisquer das gamas aqui referidas, a pedido, podem ser fornecidas de fábrica com uma variada gama de opções pelo que se aconselha a consulta dos manuais técnicos.

A carga térmica real de um sistema de ar condicionado é cerca de 60% inferior ao da sua capacidade nominal, em 90% do tempo de funcionamento. No caso das instalações de baixa potência, com um baixo número de unidades interiores e baixo teor de água, o funcionamento em condições de carga parcial é especialmente crítico.

Nota: Qualquer sistema hidrónico, para funcionar correctamente, necessita de um volume mínimo de água na instalação e um correcto dimensionamento da electrobomba de circulação de água, adaptada à perda de carga de cada instalação. Caso o volume de água na instalação seja inferior ao mínimo recomendado dever-se-á inserir, no circuito, um depósito de inercia com o volume necessário. Assim, a SOSclima recomenda especial atenção e cuidado no projecto e na instalação, quanto a estes dois factores.